Fazer o exame toxicológico é uma das etapas de grande importância quando falamos de motoristas profissionais. Ao compreender sua relevância, e realizá-lo, as empresas e seus colaboradores evitam problemas legislativos.
É de responsabilidade do motorista e da empresa garantir que o exame seja realizado e, para isso, entender o que diz a legislação e as consequências do descumprimento dos prazos são passos fundamentais.
Abaixo, explicamos sobre o que é o exame toxicológico, importância de fazê-lo e demais informações.
O que é o Exame Toxicológico?
O exame toxicológico trata-se de um procedimento onde será analisada se há ou não a presença de substâncias psicoativas no organismo do motorista.
Todas as pessoas habilitadas com as categorias C, D e E precisam realizar o exame obrigatoriamente. Do contrário, elas não terão autorização de conduzir veículos grandes para transporte de passageiros ou cargas.
Caso o motorista tenha feito o uso de substâncias como álcool, drogas ilícitas ou até determinados medicamentos, é considerado que sua capacidade de dirigir está comprometida e, portanto, não poderá conduzir.
Essa é uma medida de segurança, evitando risco de acidentes no trânsito que possa acarretar danos severos.
Como é Feito o Exame Toxicológico?
É feita a coleta de amostras do motorista, podendo ser de cabelo, unhas ou pelos. As amostras coletadas são enviadas para um dos laboratórios credenciados para análise.
Caso o resultado da análise seja positivo, o motorista terá sua renovação de CNH recusada e nem poderá exercer sua profissão.

O Que é Exigido pela Legislação
Na legislação brasileira, temos uma Lei popularmente conhecida como “Lei dos Caminhoneiros“, a Lei 13.103/2015. Seu objetivo é garantir a regulamentação da profissão de motorista profissional, garantindo mais segurança ao trânsito.
Um dos deveres do motorista profissional que está presente nesta Lei é a realização do exame toxicológico – obrigatoriamente.
Deste modo, ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é exigido o exame para motoristas que possuem uma das seguintes categorias: C, D e E. O mesmo vale para a primeira habilitação dentro dessas categorias.
Importante: o exame toxicológico deverá ser realizado com uma antecedência de 90 (noventa) dias antes da data de renovação da CNH.
Exigência do CONTRAN
O (Conselho Nacional de Trânsito) CONTRAN ainda exige que o motorista profissional realize o exame a cada 2 (dois) anos e 6 (seis) meses. Essa é uma maneira de garantir a segurança no trânsito.
Direitos e Deveres do Motorista
Direitos
O motorista poderá realizar seu exame toxicológico em qualquer um dos laboratórios credenciados, sendo uma forma de garantir que o procedimento realizado esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação brasileira.
Deveres
O motorista deverá, obrigatoriamente, realizar seu exame dentro do prazo estabelecido. Caso não haja cumprimento deste prazo, poderá gerar multas ou correr o risco de ter a CNH suspensa – impossibilitando a realização de seu trabalho.
Quais as Consequências Legais por Não Realizar o Exame?
Caso o motorista profissional não realize o exame dentro do prazo definido, ele será penalizado. A não realização do exame no período estabelecido é considerada uma infração gravíssima, podendo gerar uma de R$ 1.467,35 e 7 (sete) pontos na CNH.
A empresa também deverá se responsabilizar pelo ocorrido caso não exija o exame de seus motoristas contratados. Em caso de fiscalização, a empresa poderá ser acusada de descumprir suas obrigações legais.
Como Garantir o Cumprimento da Lei
Quer evitar um problema jurídico? Então, esteja atento aos prazos definidos e garanta a realização do exame toxicológico em um dos laboratórios autorizados. Não deixe para agendar o exame de última hora, evitando possíveis atrasos no futuro.
A empresa também deverá garantir o acesso às informações, mostrando ao colaborador a importância do exame e as consequências de não realizá-lo no tempo solicitado.
Conclusão
As Leis existem para garantir ordem e segurança, por isso é crucial que sejam cumpridas. O exame toxicológico é um dos deveres dos motoristas profissionais que desejam cumprir suas funções corretamente.
Estando atento às normas e às consequências do não cumprimento das obrigações legais, evitam-se transtornos.
Considerando que o transporte viário é o principal sistema logístico do Brasil, exigências como o exame toxicológico precisam ser religiosamente seguidas para que, desse modo, haja mais segurança nas estradas – tanto para os motoristas em trabalho quanto para os demais.
Comentários
O conteúdo sobre 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais' me ajudou muito. Obrigado!
Também pensei isso! Achei o conteúdo bem útil e direto.
Muito bom o conteúdo sobre 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais'. Bem explicado!
'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais' parece complicado, mas ficou muito mais simples com essa leitura.
Amei o jeito como você explicou 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais'. Conteúdo top!
Também pensei isso! Achei o conteúdo bem útil e direto.
Muito esclarecedor sobre 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais'. Você manja!
Parabéns pelo post! Assunto 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais' tratado com cuidado.
Sempre tive dúvidas sobre 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais', agora ficou tudo mais claro.
Também pensei isso! Achei o conteúdo bem útil e direto.
Achei a leitura sobre 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais' leve e objetiva. Parabéns!
'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais' sempre foi um tema confuso pra mim, agora ficou suave.
Conteúdo sobre 'Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais' com boa qualidade e exemplos práticos.
Também pensei isso! Achei o conteúdo bem útil e direto.

Me chamo Débora, tenho 27 anos e sou redatora há mais de 10 anos escrevendo sobre o mundo jurídico, leis e afins.