Para você que está buscando por um advogado gratuito em Salvador, especialmente porque precisa de apoio jurídico mas não possui condição de arcar com os custos envolvidos, nesse conteúdo iremos te passar todos os detalhes.
Até porque, poucas pessoas têm noção disso, mas sim, existem diversos órgãos e locais que podem oferecer um grande apoio para aqueles que estão em busca de um consultoria e apoio jurídico, mas sem os custos de advogado.
No entanto, você sabe hoje quais os locais que devem ser procurados ou até mesmo, quais os pré-requisitos que são solicitados?
Veja a seguir todos os principais detalhes de como encontrar um advogado gratuito em Salvador e entenda alguns detalhes importantes desse processo.
Conteúdo do texto
ToggleOnde encontrar advogado gratuito em Salvador?
Ao fazer uma pesquisa por onde encontrar advogado gratuito em Salvador, você pode até encontrar algumas opções diversas, mas saiba que nem todas podem oferecer um apoio jurídico totalmente sem custos.
Atualmente, há diversas instituições que oferecem assistência jurídica gratuita para pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular.
As que mais recomendamos, são:
Defensoria Pública do Estado da Bahia
Quando falamos em representação pública de forma totalmente gratuita, não podemos deixar de citar a Defensoria Pública do Estado da Bahia, um dos principais e mais recomendados lugares para aqueles que estão buscando apoio jurídico.
Essa Instituição oferece orientação e assistência jurídica gratuita em diversas áreas do direito para cidadãos que não podem pagar por um advogado particular, sendo essa a sua principal especialidade.
Nessa unidade, você tem suporte nas mais diversas áreas como família, cível, criminal, e até mesmo direitos humanos.
Por todo o estado, especialmente na capital, Salvador, você vai conseguir encontrar uma série de unidades, onde você que estiver na característica de baixa renda, pode frequentar e aproveitar todo apoio oferecido.
Balcão da justiça e cidadania
Outra grande opção presente em Salvador, é o balcão da justiça e cidadania, local público que oferece atendimento jurídico gratuito à população.
Assim, qualquer indivíduo da população, preferencialmente aqueles que se encontrem na característica de baixa renda, podem buscar por apoio profissional, existindo profissionais treinados e prontos para oferecer todo apoio necessário.
E, seguindo o padrão de alguns outros órgãos públicos, devido geralmente a grande procura, especialmente na cidade de salvador, recomenda-se entrar em contato previamente com a instituição desejada para agendar um horário.
Centros de Referência em Assistência Social (CRAS)
Poucas pessoas sabem, mas sim, o CRAS pode ser uma excelente opção também para aqueles que estão buscando por um advogado gratuito em Salvador.
Atualmente, a própria prefeitura da cidade disponibiliza serviços jurídicos gratuitos através dos 28 CRAS espalhados pela cidade, atendendo pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.
Vale citar que, na maioria dos casos, o CRAS não realiza diretamente o apoio, mas auxilia especialmente no encaminhamento a órgãos responsáveis, como a Defensoria Pública.
Ou seja, uma boa opção para aqueles que ainda não sabem qual local procurar e gostariam de ter um auxílio no processo de encaminhamento, principalmente.
Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Unifacs
Para quem está buscando apoio jurídico sem custo, a Universidade Salvador (Unifacs) é conhecida por oferecer suporte nessa área através do seu núcleo de prática jurídica (NPJ).
Possuindo uma unidade diretamente para isso, na instituição você consegue assessoria jurídica de qualidade, essa realizada diretamente pelos próprios estudantes da universidade, supervisionados pelos seus professores.
Ou seja, é uma oportunidade dos estudantes colocarem o conteúdo teórico aprendido em prática, e ao mesmo tempo, aqueles que não tem condições de arcar com advogado, possam ter uma consultoria jurídica.
Faculdade Social da Bahia (FSBA)
Para aqueles que buscam orientação e mediação de conflitos em diversas áreas do direito, a FSBA disponibiliza um núcleo de prática jurídica (NPJ) que pode ajudar diretamente em diversas áreas.
Ou seja, lá você consegue ter acesso a diversos serviços jurídicos, esses direcionados para a população em geral, especificamente para os que se enquadram como baixa renda.
Caso desejado, basta buscar diretamente a unidade da FSBA, sendo recomendado ligar antes para verificar se há disponibilidade de horário no dia desejado e até mesmo quais os critérios para conseguir o auxílio jurídico desejado.
Quem tem direito a um advogado gratuito?
O acesso a um advogado gratuito geralmente é destinado para aquelas pessoas que se encontram no estado de vulnerabilidade jurídica, especialmente por não ter condições financeiras para arcar com os custos de um profissional.
Assim, destinado especialmente às pessoas que precisam de apoio, mas não possuem meios financeiros para pagar os custos presentes em um processo, especialmente em relação a honorários advocatícios.
No entanto, vale citar que algumas universidades de direito principalmente, já oferecem apoio jurídico para a população em geral que vier a precisar, não havendo uma distinção de renda ou status social.
Por fim, o recomendado é sempre entrar em contato antes com a instituição desejada, para assim verificar quais critérios são adotados para disponibilizar o serviço jurídico.