O aviso prévio é quando as partes interessadas (empregado e empregador) dá a outra a informação de que irá rescindir o contrato de trabalho e seu vinculo empregatício, seja ele por pedido de demissão ou dispensa sem justa causa.
O objetivo do aviso prévio é proporcionar o tempo para que o empregador busque um substituo para a função e o empregado encontre uma nova colocação no mercado de trabalho.
Requisitos para o Aviso Prévio
O aviso prévio deve ser escrito de forma simples e objetiva, com a data de inicio e termino do aviso, conforme o modelo de contrato abaixo.
Trabalhado – O Empregado continua trabalhando durante o período do aviso, com direito a reduzir em 2 horas diárias ou 7 dias corridos o tempo trabalhado, conforme escolha do empregado (art. 488 da CLT).
Indenizado – O empregador prefere indenizar o empregado correspondente ao período que seria trabalhado.
Prazo do aviso-prévio
O prazo do aviso-prévio é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Lei nº 12.506/2011, que trouxe algumas alterações:
- Aviso-prévio de 30 dias: Para trabalhadores com até 1 ano de contrato com a empresa, nesse caso o aviso-prévio é de 30 dias.
- Aviso-prévio proporcional: Para empregados com mais de 1 ano de contrato com a empresa, o prazo aumenta em 3 dias para cada ano trabalhado, até o limite máximo de 90 dias.
Por exemplo, um empregado com 5 anos de empresa terá direito a 30 dias de aviso-prévio, acrescido de 15 dias (3 dias para cada ano adicional), totalizando 45 dias de aviso.
Caso precise de orientação específica, busque algum Advogado Trabalhista de confiança.
Baixe já os modelos prontos:
Apaixonado por justiça e comprometido em fornecer soluções legais eficazes e personalizadas para cada cliente. Em constante atualização com as novas legislações e tendências jurídicas, estou pronto para ajudar você a navegar pelo complexo sistema legal. Vamos conversar e encontrar a melhor estratégia para o seu caso.